Monad
Tipo: Jogos Abstratos
Lançado Ano: 1969 - Jogadores: 2 a 4
Nota: - - Tempo Médio: 01:00 - Idade: 10 +
Dificuldade: Nenhuma
Categorias: Jogo de Cartas
Colecionar Componentes

O objetivo do jogo é coletar cartas redondas, chamadas ???Monads???, que se assemelham ao símbolo yin-yang, através de trocas, compras e saltos, usando outras cartas.

Monad, também conhecido como Die 1. Million usa um baralho com cartas em 6 cores (vermelho, laranja e amarelo, que são as cores quentes, e verde, azul e marinho ??? roxo em algumas versões, que são as cores frias). A maioria das cartas tem um círculo cheio, valem 1 e são conhecidas como Comuns. As outras cartas apresentam círculos divididos em duas, três, quatro e cinco partes e são chamadas de Bis, Tris, Quads,e Quints. No começo do jogo, cada jogador recebe uma carta Identidade, mostrando a cor que servirá de curinga para as seis cartas comuns e uma carta Bônus (que mostra 3 pares de cores que, quando combinadas, darão bônus ao jogador). As cartas Bis, Tris, Quads, e Quints são colocadas, parcialmente encobertas, em colunas separadas no centro da mesa.

Na sua vez de jogar, um jogador deve tentar pegar cartas de níveis mais altos, através de trocas, compras ou saltos. Para trocar, o jogador joga duas cartas do mesmo nível, mas de cores diferentes (obrigatoriamente, uma quente e uma fria), e pega a carta do topo da pilha de nível imediatamente superior. Por exemplo, duas Comuns pela primeira carta da coluna Bis. O objetivo final é sempre trocar 2 cartas Quint por 1 Monad. Se a combinação de cores coincidir com uma daquelas mostradas na carta bônus, ele também pode pegar a carta do topo da coluna imediatamente inferior. Cartas da sua carta Identidade servem como curingas, podendo substituir qualquer carta. Ao atingir um nível superior, sem passar por um nível intermediário, diz-se que o jogador realizou um salto.

Para comprar cartas, o jogador usa a soma dos números inscritos nas cartas para trocá-las por uma carta de nível superior. Isso acontece, geralmente, quando o jogador não tem a combinação de cores (quente e fria) necessária. Por exemplo, ele pode usar duas car



Acessar!